#mariscablogueyra — bastidores

escrevedores: natalia timerman

bastidores escrevedores escrita

Mulheres que escrevem O perfil do romancista brasileiro publicado por grandes editoras se manteve o mesmo por pelo menos 43 anos. Ele é homem, branco, de classe média, nascido no eixo Rio-São Paulo. Seus narradores, protagonistas e coadjuvantes são em sua maioria homens, também brancos, de classe média, heterossexuais e moradores de grandes cidades.” Assim começa a entrevista a Regina Dalcastagè publicada pela Revista Cult acerca de um importante estudo que analisa o período de 1965 a 2014. Adoraria que o estudo pudesse abranger os anos que vieram depois: tenho a impressão de que as mulheres têm ocupado cada vez...

Saiba mais →


escrevedores: carol ianino

bastidores escrevedores escrita marisquitos

Crianças x Telas  "Às vezes sinto que estamos numa espécie de Caverna do Dragão vivendo um looping infinito com direito a Vingador e tudo. Referência de quem foi criança nos anos 90, quando “tela” se resumia ao aparelho de televisão. Em geral, pequeno, dividido entre todos os habitantes de uma casa, com programação pra criança restrita a poucas horas por dia. 1 ano e meio de pandemia e eu queria dizer que nesse tempo conseguimos chegar ao equilíbrio quanto ao uso de telas aqui em casa. O excesso é geral, passando por adultos, criança e bebê. Como no caso dos...

Saiba mais →


escrevedores: adeline daniel

bastidores escrevedores escrita

Pensando em trazer novas vozes para a roda, convidamos Adê, escrevedora e bordadeira, para falar um pouco sobre sua história com a leitura.

Saiba mais →


escrevedores: tati sabadini

bastidores escrevedores escrita

Pensando em contar um pouco dos bastidores da vida dos escrevedores, convidamos algumas escrevedoras que tem lugar cativo em nosso corazón para contar um pouco sobre seus processos criativos. A primeira a dividir com a gente foi Tati Sabadini.

Saiba mais →


o início antes do início

bastidores historia inicio marisco papelaria

"Abrimos uma editora, no meio de uma pandemia mundial, sem nunca termos nos visto pessoalmente – e, depois de 3 meses, ela ainda está viva." 

Saiba mais →